À medida que os partidos os quais polarizam a disputa pelo Paço Municipal ao longo da história sinalizam seus projetos para 2020, o PSD que saiu fortalecido do pleito de 2016, se torna fator de definição das eleições municipais do ano que vem.

Repetir a participação com Chapa Pura, parece não ser descartada, mas pouco provável, principalmente pela manifestação de diferentes siglas que sem rodeios buscam o PSD para uma composição na majoritária, de forma mais veemente do que a três anos atrás.

No entanto, a um ano antes da eleição as possibilidades aventadas seriam para trazer um nome como vice para as chapas que não abririam mão da cabeça, o que o PSD teria que aceitar.  Ou seja, não existe uma proposta ainda, para que PSD traga o candidato a prefeito onde um dos partidos tradicionais de Urussanga ofereceria o vice.

Em um momento que eleitor adquiriu gosto pelas definições como demonstrou em outubro 2018, o que foi percebido pelos entes políticos do estado e país, que estão a cada dia mais objetivos nos seus posicionamentos, um anuncio que não aguarde as famigeradas pesquisas do afogadilho, pode passar segurança ao munícipe e demonstrar transparência no projeto de administração, dos pretendentes.

Claro que uma definição destruiria o sonho de algumas siglas e entes auto habilitados ao cargo de vice como não se vê a muito tempo, mas para o eleitor, isso não importa.