A vinícola Villa Francioni, localizada no município catarinense de São Joaquim, à 1.260 metros acima do nível do mar, prepara o lançamento de seu novo vinho tinto produzido para homenagear seu fundador, Dilor de Freitas, falecido em 2004. O rótulo será resultado de um corte de 6 uvas e será lançado durante a Gastronomade no mês de setembro próximo, em São Joaquim.

Dilor de Freitas foi o fundador da Cecrisa em Criciúma, em 1966, e seu principal acionista. A Cecrisa por década foi referência no mercado mundial de pisos e azulejos, sendo líder no mercado nacional. Apaixonado por vinhos, decidiu empreender no setor e viajou o mundo inteiro para entender o enoturismo. Viajou para França, Itália, EUA, Chile e Argentina, com um grupo de enólogos, arquitetos e técnicos para projetar a implantação da Vinícola em São Joaquim.

Dilor morreu quatro meses antes de serem comercializados os primeiros vinhos da vinícola Villa Francioni, idealizada em cada detalhe e construída por ele na Serra, em São Joaquim. Cada porta, lustre, mesa e cadeira foram compradas pelo empresário em viagens pelo mundo.