Urussanga lança o programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae

Com foco em fortalecer o ambiente de negócios e estimular a criação de novas oportunidades, o governo municipal de Stela e Ranato, lançou nesta terça-feira (01), o programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae.
O evento foi realizado na Sala de Atos do Paço e contou com a presença de gestores municipais, vereadores, lideranças empresariais, profissionais de contabilidade e da comunidade.
Cidade Empreendedora é um programa que tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento econômico do município por meio de ações estratégicas que envolvem diversas áreas do serviço público.
As ações estão divididas em sete eixos estratégicos: gestão e políticas públicas; lideranças locais e governança; simplificação; Casa do Empreendedor; compras públicas e acesso ao crédito; empreendedorismo na escola; inclusão socio-produtiva; e identidade, vocações e mercado.
Na avaliação da prefeita Stela Dagostin Talamini, Urussanga precisa estar preparada para um novo contexto econômico imposto pela reforma tributária, com o fortalecimento de atividades econômicas estratégicas.
Entre as principais iniciativas previstas com o programa Cidade Empreendedora, destaca-se a implantação da Casa do Empreendedor, um espaço dedicado ao atendimento centralizado e gratuito aos empresários e futuros empreendedores, facilitando processos burocráticos e oferecendo suporte técnico para criação e fortalecimento dos negócios.
Outro ponto importante é a capacitação e incentivo aos empreendedores locais para que participem ativamente de licitações públicas, além do apoio no acesso ao crédito.
Para o diretor de Indústria e Comércio, Leonardo Felippe, a união entre setor público e iniciativa privada será determinante para o sucesso do programa.
Com ações previstas até dezembro de 2026, o Cidade Empreendedora também prevê iniciativas como consultorias especializadas, capacitações, programas de inovação e empreendedorismo nas escolas, ações voltadas à inclusão produtiva e geração de emprego e renda, além da valorização das vocações econômicas locais, ampliando a competitividade e o reconhecimento da identidade econômica do município.