SAMAE informa medidas para manter tratamento neste período de chuvas
O Serviço Autônomo da Água e Esgoto (SAMAE) de Urussanga, informou que está preparado para intensificar o trabalho de tratamento na ETA, diante do elevado nível de chuvas esperado para os próximos dias. O objetivo é não prejudicar o abastecimento para as residências atendidas pelo sistema.
“O elevado volume de chuvas deve provocar o aumento de sujeira na água das represas de captação do sistema. Isso aumenta o tempo de tratamento da água para que ele esteja em condições para o consumo. Por essa razão estamos organizando o trabalho para que isso não reduza o abastecimento, tão pouco a qualidade da água”, destacou André Possamai, Diretor da autarquia.
O responsável pela empresa municipal destacou ainda que é importante que as pessoas tenham a consciência de utilizar a água de forma racional, durante esse período e depois as chuvas passarem. “Muitas pessoas gastam muita água para o trabalho de limpeza, depois que as chuvas passarem e é importante entender que o tratamento deverá ser ainda intenso por alguns dias, até que as águas das represas voltem ao normal”, explicou Possamai.
“Com esse volume de chuvas a estrutura de tratamento pode não conseguir realizar a operação como é habitual, o que nos levaria a descartar essa quantidade decorrente do período, usando assim somente o que dispomos nos reservatórios de forma devidamente tratada, surgindo então a possibilidade de interrupção no abastecimento em alguns momentos, para garantir a qualidade do que é distribuído aos consumidores urussanguenses”, observou o Diretor.