A pressão sobre a Assembleia Legislativa parece ter sido maior do que já se antecipava e o presidente Gelson Merisio retirou a emenda que congelava os valores do duodécimo. A nota oficial caiu como uma bomba manhã deste sábado. Leia na íntegra:

NOTA OFICIAL
Nas últimas semanas, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina tem incentivado um amplo debate sobre os repasses feitos aos poderes – o chamado duodécimo – com o único propósito de promover melhorias nos serviços públicos oferecidos à sociedade catarinense.
Um dos alicerces desse debate é o compromisso mútuo, existente entre todos os poderes e órgãos do Estado, em conjugar seus esforços para vencer, da melhor forma possível, a fase de instabilidade da economia.
No entanto, esse mesmo Estado só prestará um bom serviço se todas as partes estiverem em pleno funcionamento. Toda e qualquer mudança que sugerir o enfraquecimento de um poder republicano deve ser revista e aprimorada.
Por conta disso, estamos retirando a proposta de votação, trazendo a questão para que seja discutida, ampliada e aprofundada em um novo momento.
O debate e o diálogo estabelecidos até aqui, reforçam a relação de respeito, harmonia e independência entre as instituições, o que só fortalece a nossa democracia.

Gelson Merisio
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Autor da emenda à LDO