A lembrança dos tempos difíceis vividos pelos imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil há mais de 120 anos para colonizar a região sul, e a alegria de seus descendentes que mantêm as tradições vivas até a atualidade, foram as marcas da renovação do pacto de amizade entre a localidade de Rio Jordão, em Siderópolis, e Forno Di Zoldo, na Itália, festejado no último final de semana. O Gemellaggio, firmado em 1995, foi renovado com a presença de centenas de visitantes, incluindo uma comitiva italiana.

Durante as comemorações do Gemellaggio o Governo de Siderópolis inaugurou a revitalização da Praça Forno Di Zoldo em Rio Jordão, com a restauração da obra “Il Ponte”, do artista zoldano Bruno de Pellegrin. A missa de domingo pela manhã foi rezada e cantada em italiano e uma série de homenagens foi feita aos primeiros imigrantes e também àqueles que participaram do Gemellaggio em 1995.

Quem esteve durante o final de semana em Siderópolis pode ainda adquirir produtos na Feira da Agricultura Familiar, artesanatos da Associação de Artesãos de Siderópolis e visitar a mostra de arte “Riscatto Delle Nostre Store”, dos artistas Carmem Remor Tramontin Périco e Bruno de Pellegrin. Além disso, como manda a tradição italiana, os visitantes puderam saborear uma ótima comida típica acompanhada de música, dança e muita alegria.