Proporcional: Até sábado, nomes, filiações e números
Enquanto os partidos de Urussanga ainda correm para fechar suas nominatas de pré-candidatos a vereador e vereadora, realizando também para isso filiações, com o fato de poderem apresentar apenas dez postulantes aos eleitores, o inevitável número do quociente eleitoral é lembrado repetidamente.
Com base nas mais recentes eleições de 2020, os dados apontam para o patamar de 1.437 votos, que foram necessários para a obtenção de cada vaga na Câmara antes buscar a segunda possibilidade, que é a das sobras.
A qual só será usufruída neste pleito que se aproxima pelos partidos e candidatos que se enquadrarem na regra conhecida popularmente como 80/20, ou seja, as siglas que após os primeiros eleitos ainda contarem com um saldo de 1.150 votos, dando oportunidade aos concorrentes que atingirem pelos menos 287 votos.
A partir desse estágio ainda existe as maiores médias e as sobras das sobras, as quais requerem os cálculos que concentram as atenções no momento das apurações.
A título de conhecimento, em 2020, somente MDB e PP serviram-se das citadas sobras para completar suas bancadas.
Além disso, o PSDB teve nas somas, 571 votos a mais para vereador do que para prefeito, enquanto no MDB a candidatura a majoritária fez 961 votos a mais que o total reunido pelos pretendiam compor o legislativo.