Santa Catarina deu um importante passo rumo à valorização da liderança feminina com a realização da primeira edição do projeto Mulher Catarinense em Foco, que aconteceu na última sexta-feira (11), em Araranguá e no sábado (12), em Urussanga.

O evento reuniu mais de 400 participantes, entre elas lideranças políticas e comunitárias, incluindo o presidente estadual do MDB-SC, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), Carlos Chiodini.

O projeto Mulher Catarinense em Foco representa um marco na construção de um futuro mais inclusivo e democrático em Santa Catarina. Valorizar e capacitar mulheres é investir no fortalecimento das nossas comunidades e no avanço da nossa sociedade como um todo”, destacou Chiodini.

Idealizado com o propósito de capacitar e empoderar mulheres em onze macrorregiões do estado, o projeto tem como foco o desenvolvimento de competências em áreas essenciais como liderança, igualdade de género, participação política, comunicação assertiva, autoestima, autocuidado, captação de recursos e geração de renda.

A capacitação e o fortalecimento do papel das mulheres como protagonistas nas comunidades em que atuam é reconhecida como essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A sua participação ativa nos espaços de decisão e representação política contribui para a pluralidade de vozes e a promoção de políticas mais abrangentes e democráticas”, disse a presidente do MDB Mulher de Santa Catarina e idealizadora do projeto, deputada estadual Dirce Heiderscheidt.

Segundo ela, em consonância com movimentos mundiais que reconhecem o potencial transformador da presença feminina em posições de destaque, o projeto aposta na multiplicação de lideranças, inspirando mulheres a se fortalecerem e a inspirarem outras a seguirem o mesmo caminho.

O projeto Mulher Catarinense em Foco será realizado em todo o Estado até o fim de 2025.