Em nome da “livre concorrência” na venda de refrigerantes e cervejas nas praias de Florianópolis, o prefeito Cesar Souza, anunciou na manhã desta terça-feira, 29, que os comerciantes credenciados junto à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) poderão oferecer ao público qualquer produto. A medida, que contraria o edital formulado pela Sesp, vale desde que seja mantida a oferta de itens pertencentes à empresa vencedora da licitação: Brasil Kirin.

A proibição repercutiu negativamente entre segunda e terça-feira nas redes sociais, veículos de comunicação locais e nacionais e também nos canais oficiais da Prefeitura de Florianópolis.

“A iniciativa da Sesp foi bem intencionada, marcas anteriores exploravam o serviço sem qualquer contrapartida. No entanto, tem que valer mais forte a vontade da população, e as redes sociais são um instrumento poderoso para ouvi-la. O que faremos é garantir que não apenas um grande grupo imponha seus produtos, mas que exista diversidade de opções”, explicou o prefeito em sua página no Facebook.

O titular da Sesp, Eduardo Garcia, acrescenta a necessidade de readequação de termos do contrato com a Brasil Kirin no que diz respeito, principalmente, ao item de exclusividade.