A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (27), o reajuste tarifário anual de Concessionárias de distribuição de energia elétrica atuantes em Santa Catarina.

O processo tarifário conduziu a uma redução média de -9,67% a ser percebida pelos clientes da Empresa Força e Luz de Urussanga Ltda (EFLUL), sendo composto por uma redução de -13,34% para os consumidores atendidos em alta-tensão e de -6,56% para os consumidores atendidos em baixa tensão.

A redução é resultado de um trabalho realizado pela empresa há anos, onde pleiteava junto à ANEEL a correção de distorções na alocação das cotas energia compulsória de Itaipu, Angra I e II e das usinas que operam sobre o regime de Cotas de Garantia Física.

Graças ao referido processo, a EFLUL passa a aplicar agora uma das tarifas mais competitivas do Brasil, deixando de fazer jus aos subsídios impostos pela Lei 14.299/2022.

A EFLUL destaca ainda que a referida redução tarifária reflete também efeitos de redução pontuais e não recorrentes, os quais possivelmente serão recompostos no próximo processo tarifário.

Ainda assim, a EFLUL deverá permanecer com uma das tarifas mais competitivas do país.