Um pacto de amizade entre Urussanga e Valdobbiadene, cidade italiana da província de Treviso, será celebrado nesta quarta-feira (09), às 19h30, na Câmara de Vereadores.

Além das autoridades locais, o ato vai contar com a presença virtual do prefeito de Valdobbiadene, Luciano Fregonese, e presencial do presidente da Associazione Trevisani nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, e a participação dos membros da Associação Trevisani nel Mondo urussanguenses.

A prefeita Stela Dagostin Talamini, enalteceu a importância do pacto de amizade e convidou toda a comunidade a prestigiar esse momento. “Valdobbiadene é património mundial da humanidade pela Unesco, a região possui mais de 700 vinícolas com expertise na produção de espumantes e é encantadora em todos os aspectos. Esse momento marca uma nova era de relacionamento entre as comunidades e vai contribuir para ampliar as trocas culturais, sociais e econômicas dos dois municípios”.

A aproximação entre Urussanga e Valdobbiadene começou em 2014 e se fortaleceu em 2017, com uma troca de cartas entre os prefeitos da época na intenção de realizar o pacto de amizade. “A região de Valdobbiadene é conhecida como a terra do prosecco de muita excelência, e esse é mais um atrativo para somar na troca cultural com Urussanga, que possui a Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe. É uma nova ponte de oportunidades com os nossos irmãos italianos”, comentou a secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes.

Urussanga possui um Gemellaggio há quase 35 anos com a cidade italiana de Longarone, na província de Belluno. “Um Gemellaggio é um vínculo muito mais forte, mais fraternal, e com grande respeito buscaremos retomar iniciativas importantes com Longarone, além das ações já existentes. Agora nossa cidade se tornará amiga também de outra cidade italiana localizada numa região específica de onde vieram quase 90 famílias de origem trevisana que imigraram e ajudam aqui na nossa colonização. Além disso, existe um fator de atividade socioeconômico de afinidade entre as duas cidades”, explicou a diretora de Cultura, Eliana Maccari.

Além das trocas culturais, econômicas e sociais, o pacto de amizade é mais uma ferramenta de divulgação para mostrar o que há de melhor por aqui. “Urussanga vai muito além de vinícolas e edificações históricas. Temos uma cidade acolhedora com belezas e atrações por todos os cantos, sempre em busca de novidades. E essas qualidades ficam mais evidentes quando municípios de fora demonstram a intenção de firmar um pacto de amizade”, concluiu a diretora de Turismo, Renata Savi Mondo.