Urussanga agora passa a contar com um kit de telediagnóstico em dermatologia. A entrega ocorreu na manhã dessa quarta-feira, em ato realizado na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com a presença do secretário estadual de Saúde, João Paulo Kleinubing.

O equipamento consiste uma câmera especial usada para fotografar a pele do paciente e encaminhar para análise do especialista, que emite o laudo e disponibiliza na internet tanto para o paciente quanto para o médico do posto de saúde. “Acreditamos que isso vai reduzir o tempo de espera por um exame de dermatologia, que hoje chega há dois anos, para um mês”, projeta a secretária municipal de Saúde, Mariângela Dal Bó Lapolli.

Com o aparelho, os municípios farão triagem de casos antes de encaminhar as situações para a fila de espera da especialidade. Além de Urussanga, outros nove municípios da região receberam o kit. “Com este equipamento vamos diminuir as filas de atendimento, dando um tratamento mais rápido à população”, declarou o prefeito de Urussanga, Johnny Felippe, representando a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

De acordo com Kleinubing, a telemedicina é capaz de reduzir a fila de espera em até 65%. “Ela nos permite dar uma resposta muito mais rápida ao cidadão. Nosso estado é pioneiro nessa área”, ressaltou.

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo Municipal