Neste momento que através do Desfile de 7 de Setembro até aqueles que não convivem diariamente com estudantes, se deparam com esse grande número de crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino locais, a Secretária Municipal de Educação, Janea Possamai, foi ouvida sobre as providências que estão sendo tomadas a fim de reforçar a segurança de alunos, professores e demais colaboradores.

Segundo ela, serão mais de R$ 62 mil, investidos, além das medidas preventivas e de capacitação de servidores, implementadas com o apoio da Polícia Militar.

A administração do prefeito Gustavo Cancellier, através da Secretaria de Educação vem adotando um conjunto de ações que reforçam a segurança nas escolas do município”, afirmou Janea, que destacou algumas delas:

Consultoria da Polícia Militar que avaliou o risco e a vulnerabilidade de cada escola, de acordo com a localização e estrutura existente;

Capacitação de Diretoras e Coordenadoras, com ênfase em práticas de reação, diante de situação de perigo: fugir, esconder ou lutar. Sob orientação da PM os gestores escolares foram preparados para saber como agir em situações extremas;

Mais 250 câmeras digitais de alta resolução e tecnologia de ponta das quais a licitação já foi concluída e a compra e instalação iniciam na segunda quinzena deste mês, que irão se somar as já existentes, ampliando e criando melhores condições de segurança.

Decreto municipal editado pelo prefeito, no início do ano, que restringiu e impede o acesso de pessoas estranhas ao ambiente escolar, sem autorização;

Interfones instalados nas escolas para identificar quem deseja entrar no ambiente escolar;

Portões que são trancados após o início do horário de aulas;

Processo seletivo que vai tratar da contratação de vigias para monitorarem de forma física o espaço escolar;

Muros que serão melhores estruturados com a instalação de ofendículos que são estruturas na parte de cima que coíbem a tentativa de pular sobre eles.

Ainda segundo Janea, são 14 instituições do município, entre escolas e centros de educação infantil “creches”, onde estudam cerca de 1.700 alunos. E as providências que ainda não foram concluídas estão em um processo de implementação gradativo, o qual deve estar concluído até meados de 2024.