Às vezes, escrever um texto pode se tornar penoso quando não conseguimos sanar dúvidas simples da língua ao perder horas à procura de respostas naqueles grandes e complexos compêndios gramaticais repletos de termos complicados.

Quando utilizar “a princípio ou em princípio”? “a ver ou haver”? O certo é “abdome ou abdômen”? Qual a diferença entre “acento e assento”? Essas e outras dúvidas são respondidas no livro “1001 Dicas de Português – Manual Descomplicado”, escrito pelos jornalistas e professores Dad Squarisi e Paulo José Cunha.

O tira-dúvidas lançado pela Editora Contexto é prático, informativo e bem-humorado. Organizado em ordem alfabética, o leitor encontra rapidamente tudo o que precisa saber para ter certeza de que não cometeu nenhum deslize até a última palavra do texto. Além disso, descobre uma porção de curiosidades sobre a língua portuguesa.

Segundo os autores, as dúvidas levantadas pelos leitores da coluna “Dicas de Português”, publicada no jornal Correio Braziliense e em jornais de norte a sul do país, serviram de base para selecionar as dicas. Os erros freqüentes de veículos de comunicação e de estudantes também inspiraram a publicação do manual.

Com informações do portalmakingof