O Partido da Social Democracia Brasileira anunciou neste sábado (27), que o governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do partido e será o candidato da legenda às eleições presidenciais de 2022.

Ele venceu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Segundo o PSDB, Doria recebeu 53,99% dos votos dos filiados.

João Doria, de 63 anos, entrou na vida pública como secretário de Turismo de São Paulo e presidente da Paulistur (1983-1986) no governo Mário Covas.

Formado em jornalismo e publicidade, fundou em 2003 o grupo de empresários Lide.

Foi prefeito de São Paulo entre 2017 e 2018, renunciando ao cargo para concorrer ao governo do Estado.

Elegeu-se ao utilizando o slogan “BolsoDoria”.

Posteriormente, rompeu com o presidente durante a pandemia, buscando afastar sua imagem da postura negacionista de Bolsonaro.

As prévias do PSDB são parte de uma tentativa do partido de recuperar relevância e protagonismo no cenário político brasileiro.O partido foi fundado em 1988, a partir de uma cisão do antigo PMDB com uma inspiração na chamada socialdemocracia europeia. O PSDB venceu duas eleições presidenciais consecutivas (1994 e 1998), com Fernando Henrique Cardoso.

A partir de então, perdeu quatro disputas nacionais seguidas para o PT: 2002, 2006, 2010 e 2014. Apesar disso, manteve sua dominância em estados considerados poderosos como São Paulo e Minas Gerais e se consolidou, neste período, como a principal força de oposição aos governos petistas.

Após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016, o PSDB se aliou ao então presidente Michel Temer (MDB) e passou a integrar diversos ministérios. Em 2018, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preso como resultado da Operação Lava Jato, a expectativa era de que o partido pudesse voltar ao poder.

No entanto, seu candidato na época, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, ficou em quarto lugar com apenas 4,76% dos votos. Além disso, o partido viu sua participação na Câmara dos Deputados despencar. Em 2014, o PSDB elegeu 54 deputados e era a terceira maior bancada da Casa. Quatro anos depois, o partido elegeu apenas 29, ficando em nono lugar.

O desafio de João Doria em 2022 será grande, uma vez que ele não aparece entre os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto realizadas até o momento.  Doria tem aparecido atrás de Lula, Bolsonaro, do ex-ministro Sergio Moro (Podemos) e de Ciro Gomes (PDT).