Infraero pode assumir a administração do aeroporto de Jaguaruna
O aeroporto de Jaguaruna, Humberto Ghizzo Bortoluzzi, deve mudar de gestão no ano que vem. A medida seria tomada para diminuir os custos com a administração dos aeroportos do Sul do Estado. Na cidade vizinha, Forquilhinha, o Diomício Freitas já é administrado pela Infraero, que deve assumir as operações também em Jaguaruna.
Em reunião na tarde de ontem na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma, prefeitos da região se reuniram com o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, João Carlos Ecker, para falar sobre as mudanças. Segundo ele, o contrato da Infraero para administrar o Diomício Freitas vence no dia 31 de maio. Já o contrato do Estado com a RDL, que administra o empreendimento de Jaguaruna, vence em junho. A proposta é tentar renovar com a Infraero até o fim do ano, oferecendo em contrapartida a administração do Aeroporto Regional de Jaguaruna a partir de janeiro.
Atualmente, manter os aeroportos em funcionamento custa R$250 mil em Jaguaruna e R$ 130 mil mensais aos cofres do Estado. Com a gestão dos dois terminais sendo feita pela Infraero, seria possível fazer economia, segundo o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande.