A Deputada Catarinense Geovania de Sá (PSDB), postou em sua fanpage no Facebook um vídeo em que comemora a aprovação por parte da Comissão Especial que discute o Estatuto da Família, nesta quinta-feira (24), mas quatro destaques ao texto ainda precisam ser aprovados. O texto principal do projeto define família como a união entre homem e mulher.

De acordo com o regimento interno da Casa, nenhuma comissão pode votar projetos e destaques simultaneamente ao plenário. Assim, os destaques devem ser apreciados em uma próxima reunião.

Após a conclusão da votação, a regra é que o projeto siga para o Senado sem necessidade de ser votado pelo plenário da Câmara. Deputados podem, entretanto, apresentar recurso para pedir que o texto seja votado pelo plenário antes de ir para o Senado. A deputada Érika Kokay (PT-DF), contrária ao projeto, já adiantou que fará isso.

A deputada de Criciúma comenta no vídeo, “após quase cinco horas de discussão, a comissão especial do Estatuto da Família (PL 6583-13) aprovou o projeto conforme o relatório do deputado Diego Garcia (PHS-PR), que define a família como a união entre um homem e uma mulher. O texto foi aprovado com 17 votos favoráveis e cinco contrários”.