Gargalo da BR-101, ponte sobre o Rio Tubarão só será entregue em 2016
A nova ponte sobre o Rio Tubarão, estava prevista para dezembro, mas deve ser entregue apenas em fevereiro. A pouco mais de dois meses do prazo prometido, a obra está 60% concluída.
As promessas de obras prontas devem se concretizar em nova realidade de congestionamentos. Apesar de o governo federal ter entregue a Ponte de Laguna, uma obra de R$ 775 milhões com 2.830 metros de extensão, não vai conseguir concluir a tempo uma ponte de 340 metros sobre o Rio Tubarão, com custo de R$ 20,5 milhões.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) culpa as chuvas pelo atraso nas obras, que teriam impedido os trabalhos em alguns dias da semana. Apesar disso, a obra seria entregue dentro do prazo contratual, até fevereiro de 2016. Só que a construtora aponta outro problema, de planejamento.
– A ordem de serviço foi dada em dezembro (de 2013), mas as obras começaram apenas em julho (de 2014) por causa do atraso das licenças ambientais para a demolição da ponte antiga – explicou Ricardo Dal Molin, presidente da Engedal Construtora, empresa que faz parte do consórcio responsável pela construção da ponte.
Para efeito de comparação, a Ponte de Laguna, foi construída e entregue em três anos, um mês e 25 dias, desde a liberação da ordem de serviço no dia 21 de maio de 2012 e a cerimônia de inauguração em 15 de julho de 2015. Nesse mesmo tempo, daria para ter construído duas vezes a ponte ainda inacabada sobre o Rio Tubarão se as obras tivessem começado ao mesmo tempo.