Em um clima que lembra o dá terra de onde vieram os colonizadores responsáveis pela cultura da festa mais italiana do Estado, centenas de neovenezianos e moradores da região participaram do lançamento da 12ª edição da Festa da Gastronomia, realizada na Praça Humberto Bortoluzzi.

Com a presença da corte da festa e dos personagens do Carnevale di Venezia, o prefeito Evandro Gava e a presidente da Comissão Central Organizadora, Izabelle Destro, apresentaram as mudanças para este ano. A estrutura será a mesma, porém as atrações serão regionais. “Cada vez mais procuramos valorizar a nossa região e principalmente os talentos de Nova Veneza. Esse é o diferencial e o que dá o tom para nossa festa”, afirmou o prefeito.
Conforme Izabelle, os 125 anos de colonização italiana celebrados neste ano serão o foco. Os jogos coloniais e o desfile das famílias, somados a gastronomia típica italiana e ao Carnevale, estão entre as atividades mais marcantes culturalmente.

Com a crise financeira que assola o país, parcerias para a realização do evento foram essenciais. Neste ano, o tradicional Baile de Gala, que ocorre no dia 4 de junho, contará com uma parceria entre a prefeitura e a Associação Neoveneziana de Turismo (Anet), que ficará encarregada da organização. O evento é inspirado nos bailes que aconteciam nos castelos italianos do século XVI onde os convidados usavam fantasias e máscaras.

A expectativa da organização é de manter o público, que durante a última edição passou de 80 mil pessoas.