Empasse sobre a conta de Luz
No fim da tarde de sexta-feira a Ponte Anita Garibaldi ficou totalmente iluminada. O acendimento das luzes coloridas na parte estaiada e nas demais partes ao longo dos 2.830 metros de extensão fazem parte dos últimos testes de iluminação da estrutura. Ao longo dos próximos dias operários trabalham nos acabamentos para a inauguração no próximo dia 15, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit/SC) após a inauguração da ponte, geradores devem manter a energia elétrica da estrutura por até 60 dias. Depois deste período, a conta de iluminação passará para Laguna. O prefeito da cidade, Everaldo dos Santos (PMDB), argumenta que o município não pode bancar a despesa mensal de R$ 10 mil por mês.
– Laguna não tem condições de fazer este pagamento sendo uma rodovia federal. O parecer da Procuradoria-Geral da União se refere a trevos e elevados que dão acesso à cidade, o que não é o caso da ponte Anita Garibaldi. Com a ponte concluída acabou o gargalo aqui do Sul, com isso passa a estar resolvido o problema da duplicação. Quem ganha com isso é Santa Catarina, não só Laguna.
Para o Dnit/SC a questão do posterior pagamento da conta de iluminação da ponte Anita Garibaldi não faz mais parte das suas atribuições.
– Já temos questões com trânsito julgado. Só podemos fazer o que está na lei e o que a Justiça nos permite pagar. Não temos condições de ter essa despesa – afirma o superintendente do Dnit/SC, Vissilar Pretto
Mesmo diante da recusa em manter o pagamento de iluminação da ponte, o prefeito de Laguna é enfático ao afirmar que a estrutura não ficará às escuras. Everaldo acredita que a questão poderá ser resolvida junto ao Ministério dos Transportes.
Foto: Marco Favero/Agencia RBS