Documentário “Gemellaggio 30 anos” foi lançado nesta quarta-feira em Urussanga
Uma noite marcada por muita história, emoção e alegria. Assim foi nesta quarta-feira (25), na Sociedade Recreativa Urussanga, quando pessoas das mais variadas idades, se reuniram para acompanhar o lançamento e exibição do documentário “Gemellaggio 30 anos”.
Durante cerca de uma hora, olhos vidrados acompanharam relatos históricos e experiências pessoais de personagens urussanguenses e italianos, relacionados ao pacto de amizade entre Urussanga e Longarone. “A gente se identifica com a história das pessoas. Eu sempre mencionava como o início dessas famílias na região devia ter sido difícil, mas quando a gente acompanha os relatos do filme, de quanto foi árdua a caminhada das famílias quando aqui chegaram, isso nos leva para uma emoção muito maior”, declarou o prefeito de Urussanga, Jair Nandi, que por vezes, se emocionou durante a exibição das cenas e depoimentos.
Para Névton Vicente Rech Bortolotto, responsável pela pesquisa e supervisão da obra, ver tudo pronto e tocando a alma das pessoas, teve um peso especial. “A cada contato com os nossos interlocutores, a gente revivia os momentos da época de forma conjunta. A gente compartilhava também essa emoção durante a gravação, e isso nos dava cada vez mais ânimo e força para continuar o trabalho e buscar cada vez mais subsídios e informações para tornar o documentário muito rico, da maneira como ele se apresentou”, comentou.
Névton acompanhou todo o processo do Gemellaggio, desde o momento em que o acordo era apenas um sonho. Por isso, conhecia muito bem a rica história que podia ser contada. “É muito emocionante ver o resultado de um trabalho que não foi muito longo, mas foi exaustivo, porque nós lutamos contra o tempo para reunir em um documentário de apenas 50 minutos, muitas vicissitudes do Gemellaggio. A gente sabe que tem uma diversidade enorme de situações, eventos, imagens, e principalmente, de pessoas que participaram. Então, ver que todo mundo se sente compartilhado nessas imagens, nesse filme, é muito gratificante. Ele vai servir como uma referência, um documento para a sociedade e para a escola principalmente”, completou.
O documentário audiovisual foi dividido em duas partes. A primeira, lançada e exibida nesta quarta-feira (25), já está disponível gratuitamente para todos, na plataforma “Vimeo”, no canal da Goulart Filmes. A segunda parte deve ser lançada no mês de novembro, com a anunciada vinda de uma comitiva de Longarone para Urussanga.
Agora, a comissão do Gemellaggio discutirá meios de divulgar cada vez mais esta história tão importante para a cultura de Urussanga. Vale lembrar, que a Prefeitura Municipal, possui todos os direitos de exibição e divulgação do documentário “Gemellaggio 30 anos”.
Acesse o filme completo gratuitamente: https://vimeo.com/goulartfilmes/gemellaggio30anos
Acesse o trailer: