Superar limites, vencer desafios, alcançar conquistas. Esse foi o caminho que com determinação e dedicação levou o adolescente Gabriel Savi, 12 anos, a brilhar no topo do aprendizado da matemática no país.

Nesta segunda-feira, 20, o aluno da escola municipal Demétrio Bettiol viveu um dos momentos mais importantes de sua vida. Ele foi um dos 501 estudantes que receberam medalha de ouro em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante a premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). Entre os participantes, o evento contou com a presença do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e do matemático Artur Ávila, uma espécie de ídolo das ciências exatas.

De Santa Catarina, 22 alunos foram condecorados com medalha de ouro. Gabriel comemorou a conquista ao lado da mãe, Mirela Zaccaron, da Vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpatto e da professora Diana Morona que o acompanharam durante a premiação. O medalhista concorreu com mais de 18 milhões de alunos de todo país inscritos na primeira fase e mais de 900 mil estudantes na segunda etapa da Olimpíada.