As mesmas foram autorizadas pelo Ministério das Comunicações para iniciar o processo de migração do AM para o FM. O ato de assinatura do termo aditivo foi realizado na última terça-feira (10), na sede da Minicom, em Brasília.

As emissoras catarinenses que já podem operar no FM são: Rádio Brasil Novo de Jaraguá do Sul, Rádio Verde Vale de Braço do Norte, Rádio Belos Vales de Ibirama, Rádio Difusora de São Joaquim e a Rádio Clube de Lages. No total, 53 emissoras em todo o Brasil foram autorizadas a dar início ao processo de migração.

Apesar de receberem a autorização, as emissoras catarinenses devem levar até 60 dias para começar a funcionar na nova faixa. A assinatura é um dos últimos atos do processo. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Anatel a permissão de uso da radiofrequência.

Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação nas duas frequências, a partir do início da operação no FM, a emissora tem até 180 dias para transmitir a programação em simulcasting, ou seja, também no AM.