Câmara aprova regime de urgência para projeto que vai permitir pacto de amizade com Valdobbiadene

Com apenas dois votos contrários, foi aprovado pelos vereadores nesta terça-feira (25), o Regime de Urgência para tramitação na Casa, do projeto que vai possibilitar a Urussanga, firmar um pacto de amizade com Valdobbiadene, comuna italiana da região do Vêneto, na província de Treviso.
O Executivo antes de enviar o referido projeto ao Legislativo, através a Diretora de Cultura, Eliana Maccari, que se reuniu com os edis ou seus representantes, e fez uma muito completa apresentação sobre o assunto, com destaque para a sua importância, informou o que defere o citado pacto de amizade do Gemellaggio que o município já possui com Longarone há 35 anos; como os urussanguenses podem se beneficiar com esse tratado entre as cidades; o porquê da urgência, e inclusive um planejamento de baixo investimento.
Segunda Eliana, Valdobbiadene é patrimônio mundial da humanidade declarado pela Unesco, possui mais de 700 vinícolas, com expertise na produção de espumantes, entre eles proseccos de maior excelência e qualidade superior, e essa aproximação, seria uma nova possibilidade bem embasada, de desenvolvimento com ações voltadas para o aspecto econômico.
“O caráter de urgência é porque o presidente da Associação Trevisani Nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, está com viagem marcada para o Brasil em abril, e nos comunicou há 20 dias, que traria a carta do pacto assinada pelo prefeito italiano, caso Urussanga ainda quisesse esse, que as com tratativas ocorrem desde 2014. Ele é senhor que têm 90 anos e não sabemos quando teríamos outra oportunidade como essa. Assim, entre os dias sete e 11 de abri, com a assinatura da prefeita Stela, o pacto será firmado”, explicou a Diretora.