Aulas de italiano promovem a cultura nas escolas
Nova Veneza possui um grande número de descendentes italianos. A influência desta cultura é percebida desde os hábitos alimentares, estilo de cultivo e tipos de produtos, até festas e sobrenomes de moradores do município. Mas uma das principais características, e que chama atenção de visitantes, é a língua. Pessoas mais velhas costumam conversar em dialetos específicos da região dos seus descendentes, na Itália.
Entre os mais jovens, para que não se perca essa característica, a Secretaria Municipal de Educação integrou na grade de aulas, desde 2002, do primeiro ao nono ano, o ensino da língua italiana. E os alunos aprovam, contou a professora Edilene Ferreira. “Eles sabem cantar, rezar e expressões do cotidiano como buongiorno, grazie, scusate. Também fazem perguntas uns aos outros para treinar”, afirmou. Aproximadamente oitocentas crianças participam das aulas.
A manutenção desta cultura é motivo de orgulho para os mais velhos, como o senhor Dionísio Malgarise, de 86 anos. “Meu neto toda noite antes de dormir me diz: Buonanotte nonno”, contou. Para aproximar experiências e discutir como melhorar o ensino, os professores participam nesta quarta-feira, 23, de uma capacitação através do Centro de Cultura Italiana de Curitiba. A partir do próximo ano, fará parte do calendário escolar, a comemoração da República Italiana.