Os que acompanham as movimentações políticas de Urussanga assistiram nos últimos meses principalmente as convenções que elegeram as executivas que irão conduzir essas siglas no processo eleitoral do ano que vem. No entanto, o MDB realizou outro evento, que chamou de confraternização, onde aconteceram filiações, o anuncio da pré-candidata a prefeita Stela Dagostin Talamini, com a presença inclusive de importantes líderes do partido no estado.

O ex-governador Eduardo Moreira em sua fala defendeu que as administrações do MDB de Urussanga foram melhores sem contrair financiamentos; Já o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, observou que o evento estava repleto de famílias, e que assim é o MDB, o que lhe fazia acreditar no projeto para 2020; Edinho Bez, vice-presidente do MDB estadual, lembrou que o partido tem história, raízes, e isso não pode ser ignorado; E o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon projetou a proposta da pré-candidatura apresentada, pautada em qualidade de vida e atendimento aos urussanguenses.

Notavelmente rostos diferentes, não vistos nos encontros do Manda Brasa até então, eram percebidos, provavelmente trazidos pelos novos filiados, a maioria que circundava a pré-candidata a majoritária anunciada.

Mas não estavam presentes representantes de outras siglas locais. Embora tenha ficado clara na condução do cerimonial feita pelo radialista Giovani Miotello, que o MDB destaca ainda no PT o ex-vice-prefeito Luiz Henrique Martins “Cuíca”, e tenham comparecido na oportunidade dois membros da comissão provisória destituída do PSL, Darcionei Baesso e Ivan Vieira “Camisinha”, não estavam no referido encontro representantes do PSD, partido cogitado por membros da executiva para uma possível composição. Perguntados a respeito, os mdbistas responderam que por se tratar de uma confraternização do partido, integrantes de outros não foram oficialmente convidados.

Foram justificadas as ausências por motivo de viagem de cunho pessoal e profissional respectivamente, do segundo vice-presidente local, Vanio Comin e do suplente de vereador Amarildo De Brida.

O ex-vereador e ex-presidente do partido, Ademir De Brida Junior “Totinho”, que deve desfiliar-se em breve, também não compareceu.