Alemães comemoram 25 anos da reunificação do país
Há 25 anos, um acontecimento histórico marcou a juventude da cientista alemã Vanessa Stauch. Ela tinha 14 anos quando a reunificação do país se tornou realidade. “Foi um dia muito importante para mim. Eu sempre me perguntava por que a Alemanha havia sido dividida em duas e eu não podia entender, provavelmente porque eu era muito jovem para compreender os motivos por trás disso. Mas eu fiquei muito feliz”, conta ela.
No dia 3 de outubro de 1990, milhares de alemães, do Leste e do Oeste, celebraram a mudança em frente ao Portão de Brandenburgo, em Berlim. Final e oficialmente, a Alemanha voltava a ser uma só, após mais de 40 anos dividida em República Federal da Alemanha e República Democrática Alemã.
A queda do Muro de Berlim, quase um ano antes, em novembro de 1989, foi o marco que iniciou o processo de reunificação. Um tempo de intensas negociações políticas dentro e fora da Alemanha. A mais importante delas foi o acordo com os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a França e a Grã-Bretanha, as quatro potências que haviam vencido a Segunda Guerra e mantinham não só a Alemanha, mas o mundo dividido.
O Tratado Dois Mais Quatro, assinado em setembro de 1990, e que devolveu a soberania à Alemanha, é considerado um dos documentos mais importantes da História mundial.