Publicado no Diário Oficial da União, na semana passada o Mapa do Turismo Brasileiro trouxe a lista das cidades que na nossa região integram os “Encantos do Sul”.

Os municípios com validação no mesmo, têm a priorização dos investimentos pelo Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

Na AMREC, as cidades de Lauro Müller, Siderópolis, Orleans, Balneário Rincão Forquilhinha, estão incluídas Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.

Urussanga foi uma das ficou fora da referida publicação, sobre as quais havia a expectativa de figurar.

Questionado a respeito, o diretor municipal de Turismo que assumiu a pasta em 30 de maio deste, Sérgio Luiz Maccari Junior, respondeu, “o Mapa do Turismo Brasileiro passou por algumas alterações, no fim do ano passado, tornando os critérios de atualização mais rigorosos, de forma que todas as informações e documentos solicitados pelo Ministério do Turismo foram enviados, dentro do prazo estabelecido, entretanto, nem tudo foi validado pelo órgão avaliador, dentro da nova avaliação”.  Acrescentando, “tal situação não foi exclusiva de Urussanga, repetindo se em diversos municípios da região e do Estado, que passaram pelo mesmo processo”.

Segundo Sérgio, “a Diretoria de Turismo de Urussanga, já vinha atuando na efetivação de um trabalho de base, dentro da cadeia turística do Município, que prosseguirá, com diversas ações previstas, principalmente, na reestruturação e manutenção das atividades do Conselho Municipal do Turismo – CMTUR e na elaboração do Plano Municipal de Turismo, congregando os setores público, privado e a sociedade civil, num projeto maior para o Município, que também atenda a todas as exigências do Ministério do Turismo”.