Embora não tenha sido idealizada pela atual administração, a denominada “revitalização” da Praça Anita Garibaldi, em Urussanga, segue desagradando a população e expondo a face lamentável das obras públicas, em nosso país, estado e município, neste caso bem perto de todos nós.

Prazos que não são cumpridos, empresas que se habilitam sem na verdade terem condições de conduzir as obras, falta de fiscalização, desinformação a respeito e principalmente heranças que passam de uma administração para a outra em um cenário onde cada uma já tem dificuldades para conduzir seus próprios projetos.

O Blog procurou o diretor municipal de planejamento e superintendente da FAMU, Marco Zanellatto, apontado no DEPLAN como quem teria as respostas para seguintes perguntas:

  • Por quê aparentemente a obra está novamente parada?
  • Se obras constantes no projeto inicial como a instalação do Traffic calming (conjunto de medidas para moderação do tráfego motorizado, alternativa para que as ruas sirvam a todos, pois cria espaços de circulação seguros para os modos não motorizados), a retirada dos postes diante do “Casarão dos Nichele”, e a mudança na estrutura do semáforo no mesmo local, ainda serão realizadas?
  • Previsão para o término da revitalização?

E ouviu do mesmo que “Informações à imprensa são dadas através da assessoria de imprensa da prefeitura através da Jessica”.

Contatada a citada assessora como habitualmente o faz, prontamente comprometeu-se em buscar as referidas respostas, embora especialmente neste ano de 2017, não tenha conseguido junto a diferentes membros da administração obter as informações que atendam os questionamentos feitos por este veículo, na sua maioria.

Infelizmente neste caso as informações foram limitadas e não atenderam a totalidade dos questionamentos, com as seguintes respostas:

“A obra da Praça ela não está paralisada. Todo o processo está correndo normalmente. O que ocasionou essa parada foi a demora para chegar um material que vem do Espírito Santo e também a questão de tempo que acaba atrapalhando. Mas a previsão é que na próxima semana esse material já esteja aqui e a obra continue. Não há nada que esteja trancando ou atrasando o processo.”

“O prazo segue dentro do previsto. O que atrasou foi essa entrega de material.”

“A mudança do semáforo e a retirada dos postes está em análise e planejamento junto com a comissão de trânsito e demais órgãos públicos. O Município entende a importância do casarão e está juntando esforços para garantir a melhor forma de fazer este trabalho.”

Os munícipes os quais na sua maioria queriam esquecer esse aborrecimento gratuito fruto da contraditória reforma aguardam pelo seu melhor fim, enquanto ela continua gerando desgaste aos gestores municipais.