O San Gennaro no Parque Ado Cassetari Vieira, recebeu na noite de ontem (13), um número de munícipes que poderia ter sido maior, os quais na Audiência Pública acompanharam a apresentação por parte da empresa contratada, do trabalho concluso de revisão do Plano Diretor, onde quatro pontos que geravam discussão em razão da possível alteração foram democraticamente votados pelos presentes.

Com um papel importante de avaliar tecnicamente as mudanças implementadas no referido trabalho de revisão, o COMUR – Conselho do Município de Urussanga, o qual como foi lembrado na oportunidade será consultado a partir de agora para aplicabilidade desse, por meio do seu presidente e arquiteto Fernando Luigi Fontanella, respondeu ao Blog.

BlogApós a audiência de ontem que encerrou o processo de revisão do Plano Diretor, você entende que houve avanço com as modificações adotas em prol da qualidade de vida e desenvolvimento da cidade?

Luigi – O Plano Diretor após de 10 anos de sua criação passou por um processo de revisão, neste momento foram adotadas medidas que procuram melhor a qualidade do espaço urbano ao mesmo tempo outras que procuraram favorecer o desenvolvimento de setores do município.

Blog Que ponto você destaca como mais relevante a partir das decisões tomadas na revisão?

Luigi – Acredito que houve um equilibro entre as propostas, algumas com linhas mais desenvolvimentistas outras com viés ambiental. Por exemplo, ao mesmo tempo que ocorreu incremento do perímetro urbano se procurou ferramentas para a densificação de áreas consolidadas e a manutenção de áreas de preservação. A participação popular foi importante para a tomada de decisões.

Blog Verificou alguma situação que ao comparar como estava com o proposto por munícipes neste momento, entendeu que essa deveria ficar da mesma forma?

Luigi – Há situações que requerem maior conhecimento técnico para definições, então é necessário que a população seja instruída para que possa opinar de forma mais segura.

Blog O que no seu entendimento de mais urgente fica para uma próxima revisão?

Luigi – Para uma próxima revisão acredito que seja necessário um aprofundamento na visão estratégica do município a longo prazo. Para que aquilo que for inserido no plano diretor possa responder melhor a essa visão.

Blog Qual é o maior aprendizado que tira de uma ação desse patamar que visou avaliar e se necessário readequar um município inteiro?

Luigi – Acredito que o município deve estar em constante avaliação. Não devemos observar as situações de forma isolada, mas sim de uma maneira sistêmica entendo as relações entre as partes que compõem a cidade. O fortalecimento do Conselho do Município é importante para que isto ocorra.