O uso de vestimentas e utensílios de décadas passadas, costumes como o toque de sinos e a colheita da uva foram alguns dos elementos que envolveram famílias, comunidades e entidades durante o desfile realizado no sábado (18), na praça central de Urussanga. A iniciativa foi um pré-evento da XVI Ritorno Alle Origini, que acontece na cidade de 24 a 26 de maio, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

O roteiro do desfile iniciou com a valorização do fundador de Urussanga, Joaquim Vieira Ferreira, sendo sua imagem carregada pelo prefeito da cidade, Gustavo Cancellier, e o brasão do município pelos vereadores José Carlos José e Gilson Casagrande. Famílias ligadas à imigração italiana enalteceram suas histórias com a participação dos descendentes.

Cesconetto, Fontanella, Piovesan, Mariot, Serafim, entre outras, recontaram o legado usando trajes com quase cem anos  e mostrando as habilidades daquela época, a exemplo da produção de vinho e cachaça.

A Associazione Trevisani Nel MondoSezione di Urussanga fez a representação de algumas famílias de origem desta província italiana como Bettiol, Biz, Cechinel, Piva, Maccari, Trento, entre outras.

A XVI Ritorno Alle Origini é uma realização da Prefeitura Municipal de Urussanga, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO) e Diretoria de Cultura, em parceria com as entidades e associações culturais do município.