A tecnologia já se mostrou uma grande aliada na segurança e manutenção preventiva, protegendo pessoas e patrimônio. Em continuidade ao plano de investimentos deste ano, a Coopercocal acaba de adquirir um equipamento TERMOVISOR, que será manuseado pelos colaboradores do departamento técnico, no qual receberam treinamento específico para sua devida operação.

Este aparelho é utilizado para capturar pontos quentes na rede de distribuição. Com isso é possível verificar pontos de má conexão, transformadores com aquecimento, para-raios com passagem de corrente, isoladores danificados, pontos de emendas defeituosos e diversas outras situações.

“Através do termovisor conseguimos realizar a manutenção preditiva, que prediz o tempo de vida útil das redes e equipamentos. Com o resultado se formula a manutenção preventiva, evitando assim uma ação corretiva e um custo maior para a empresa”, justifica o presidente Altair Lorival de Melo.

“O termovisor não só capta a radiação, como produz uma imagem térmica. Uma medição sem contato com um termovisor identifica o potencial de falha em tempo real e, o mais importante, mantém o técnico a uma distância muito mais segura enquanto analisa um problema potencialmente perigoso. Um investimento de 30 mil reais que além da segurança promoverá diminuição das perdas e maior confiabilidade no sistema”, conclui.