Blog do Paulo Matias

Destaque / Opinião

Depois de quase uma década, Hospital São José de Criciúma se torna referência em oncologia pediátrica

O credenciamento do São José era reivindicado desde que o centro oncológico ficou pronto há 10 anos, porém nunca foi atendido. Com toda a estrutura necessária para os principais tratamentos oncológicos pediátricos, o hospital não aparecia na lista de unidades aptas a receber pacientes que eram destinados para Lages, Joinville ou Florianópolis.

Em abril deste ano, procurado pela direção do hospital e da Casa Guido (entidade que presta assistência a familiares de crianças com câncer) o deputado estadual Cleiton Salvaro iniciou as tratativas junto à Secretaria de Estado da Saúde.

Depois de vistorias e reuniões nos conselhos regionais de saúde, nesta semana o hospital foi comunicado que entrará no rol de hospitais referência em oncologia infantil.

 

Nas três regiões do Sul, pelo menos 80 crianças realizam tratamento em outras cidades e depende de transporte público para isso, fato que prejudica em muito o tratamento devido a sua baixa imunidade. Alguns acabavam falecendo por contraírem um simples vírus da gripe de outro paciente que dividia o mesmo transporte.