Blog do Paulo Matias

Política

Eleições 2020: Entes sediados em Florianópolis sondam possíveis coligações para eleição municipal de Urussanga

Depois do pleito de 2016 e seu desfecho, ouve a percepção admitida ou não de políticos dos partidos locais sobre a possibilidade de coligações que não aconteceram na oportunidade.

Enquanto alguns discretos gestos são feitos por lideranças municipais, entes sediados na Capital do estado já foram mais específicos e sondaram alguns destes, perguntando sobre possíveis composições.

Ao mesmo tempo, a cada dia mais dúvidas vão surgindo sobre a participação efetiva de novos partidos na referida eleição de Urussanga, uma vez que alguns desses não estão conseguindo demonstrar as necessárias estruturações para concorrer.

Cultura / Destaque / Política / Sem categoria

Siderópolis sanciona Lei que proíbe nomeação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha

O prefeito Hélio Cesa, sancionou duas importantes leis na tarde dessa terça-feira (23). As alterações na legislação municipal foram propostas pelo vereador Clademir Manoel de Souza e aprovadas pelo legislativo de Siderópolis.

A primeira diz respeito à Lei que veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei nº 11.340 – Lei Maria da Penha. No mesmo ato também sancionou a Lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Siderópolis (Comdims).

Helio Cesa comemorou o que considera avanço para o município. “Com certeza são conquistas para Siderópolis. No mundo atual é necessário dar atenção especial para a população feminina. O Comdims e o impedimento de contração de cargos que tenham afetado o respeito pelas mulheres, irão aumentar ainda mais a conscientização dos cidadãos quanto à violência que deve ser interrompida”, comentou o prefeito, ao lado do vice-prefeito, Xande Feltrin e lideranças municipais.

 

Política

PSDB catarinense ficará com Tebaldi

Com o agradável termo agradável “consenso”, o PSDB de Santa Catarina anunciou que o ex-deputado Marco Tebaldi assumira a presidência estadual do partido.

Assim como o MDB, o PSDB Barriga Verde não conseguiu seque anotar a placa quando do acontecido de outubro passado. E deste vieram os fatos subsequentes como principalmente a saída de quem sabe a maior liderança qualificada como renovação, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.

Trazendo o assunto para a nossa região, a deputada que foi na contramão do Tsunami, conseguindo ainda dobrar sua votação, Geovania de Sá, a qual já conta grande reconhecimento em Brasília sinalizou internamente ao partido que não tinha interesse no cargo.

Semelhante novamente ao citado MDB, o PSDB do estado se vê quando busca reinserir-se no cenário entre o antigo e o novo.

Política

Eleição para prefeito de Criciúma pode ter ganhado um novo candidato

Depois de um discurso forte feito na Câmara de Vereadores ontem, o empresário Gilson Pinheiro que ainda não tem filiação partidária, pode ter sinalizado sua entrada do na disputa pela prefeitura de Criciúma em 2020.

Um grupo liderado por Pinheiro já vem se mobilizando e teria buscado para concorrer ao cargo o também empresário, César Smielevski, o qual declinou da possibilidade.

Convidado para falar no legislativo sobre a obra do rebaixamento e da passagem de pedestres que estão sendo preparadas pela administração de Salvaro, na Avenida Centenário, Pinheiro fez duras criticas ao atual prefeito.

Gilson Pinheiro foi um dos fundadores do PSDB em Criciúma, em 1989, mas acabou não seguindo carreira, uma vez que se mudou para Florianópolis onde conduziu seus bem-sucedidos negócios e acabou se desfiliando do referido partido.

Por enquanto a cidade polo da região convive com alguns possíveis nomes para o próximo pleito municipal. Assim, na busca pela reeleição Clésio Salvaro deve enfrentar o novo comportamento do eleitor, surgido em outubro passado e os prováveis candidatos que também acreditam no momento político do país.

Economia

Bolsonaro sanciona nesta quarta a criação de Empresas Simples de Crédito

O presidente Jair Bolsonaro vai sancionar a lei do senador Jorginho Mello (PR) que cria as Empresas Simples de Crédito (ESC). O evento vai ocorrer nesta quarta-feira (24), às 15h, no Palácio do Planalto. “É uma grande conquista. As micro e pequenas empresas poderão tomar empréstimos com juros mais baixos”, explicou o senador Jorginho Mello, presidente da Frente da Micro e Pequena Empresa do Congresso Nacional.

O projeto, aprovado pelo Congresso no dia 19 de março, busca criar mais alternativas de crédito, e de uma forma mais barata, para as micro e pequenas empresas e os Microempreendedores Individuais (MEI).

Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae em 2018, para 51% dos empresários do segmento, a redução dos juros seria a principal medida para facilitar a tomada de empréstimos, enquanto que, para 17%, a diminuição da burocracia seria outra maneira de aproximar o setor dos bancos.

Com a efetivação da ESC, a tendência é que seja ampliada a competição com os bancos, assim como a oferta de financiamento onde as grandes instituições bancárias não atuam. “Com a Empresa Simples de Crédito, o dono de pequenos negócios terá mais acesso ao crédito e, com isso, ele pode se reinventar, sair do vermelho e reestruturar sua empresa, podendo até empregar mais”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A ESC poderá atuar com operações de empréstimo e desconto de títulos de crédito, mas só poderá emprestar dinheiro com capital próprio, sem captar recursos de terceiros para emprestar mais. Uma Empresa Simples de Crédito também estará proibida de cobrar qualquer tarifa, e o limite de faturamento será de no máximo 4,8 milhões por ano.

 

Política

MDB de SC define oposição à cúpula nacional e data da convenção estadual

Em reunião da executiva estadual, no diretório do partido, em Florianópolis, nesta segunda-feira (22), os líderes da sigla definiram a data de 1º de junho para a realização da convenção estadual que vai eleger a nova executiva para os próximos dois anos.

Os emedebistas também validaram um movimento, que será liderado por Santa Catarina, para construção de uma chapa, conjunta com outros estados, para participar da convenção nacional do partido, marcada para o dia 4 de setembro deste ano. De acordo com o presidente Mauro Mariani, o MDB Santa Catarina detém 10% dos delegados do partido.

O senador Dário Berger e o deputado federal, Celso Maldaner, foram incumbidos de encabeçar o movimento, buscando o apoio de outros estados para compor uma chapa forte, com possibilidade de fazer frente à atual cúpula nacional.

A expectativa é de que o Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e o Mato Grosso do Sul se incorporem ao movimento catarinense. Segundo Berger, as conversas já foram iniciadas, sendo que o a senadora Simone Nassar Tebet, poderá presidir a chapa.

“Estamos trabalhando para somar esforços e construir um projeto sólido e representativo que realmente represente o MDB”, disse Berger.

Os ex-governadores Eduardo Moreira e Paulo Afonso destacaram que a ação é fundamental, não só para marcar posição, mas para destituir àqueles que mancharam a história do MDB em nível nacional.

 

Pa Marketing Digital / Vídeo

Assista: Vitta, a única até a meia noite

A adequação as necessidades do seu público é uma das características marcantes da Vitta Academia Total de Urussanga.

Levando em conta a programação diária dos frequentadores, que inclui expediente de trabalho, estudos, afazeres de rotina entre tantos, a Vitta é a única que oferece com a mesma qualidade dos outros horários, a opção para a prática de exercício físicos com instrutor até a meia noite.

E os resultados já estão sendo observados por aquelas pessoas que só precisavam dessa oportunidade para frequentar a Vitta Academia e cuidar da sua saúde e bem-estar.

Cultura / Turismo

Postes que ainda estão em frente ao Casarão do Nichele serão retirados em breve

Provavelmente sendo a última providencia referente a Revitalização da Praça Anita Garibaldi no Centro de Urussanga, a retirada das duas estruturas metálicas ainda existentes diante do Casarão dos Nichele, deve acontecer em breve porque uma empresa está sendo contratada para remoção das mesmas, foi o que afirmou o Diretor Municipal de Trânsito, Rafael Sales.

A Câmera de Monitoramento da Policia Militar, por sua vez será transferida para um poste situado em frente a agência do Bradesco (apenas como referência), também esclareceu Rafael.

Com relação a esquina da Barão do Rio Branco com a Presidente Vargas, de onde foram removidos os semáforos, o diretor avaliou que o trânsito vem fluindo melhor, restando apenas um pouco mais de cuidado por parte dos condutores para não avançaram sobre as faixas elevadas, o que dificulta a travessia dos pedestres.

Ao atender o Blog, Rafael recebeu o feedback muito positivo que nos chegou sobre a ação recente promovida pelo mesmo de pintura e demarcação das vagas de estacionamento no em torno da Igreja Matriz, Centro Comunitário e acesso ao Paraíso da Criança, providencia a muito reivindicada.

Cultura / Economia / Turismo

Nova rainha da 15ª Festa da Gastronomia Típica Italiana é empossada em Nova Veneza

A corte de 15ª Festa da Gastronomia Típica Italiana terá uma nova rainha, Letícia Preis a partir deste mês de abril. Com a renúncia foram empossadas também a 1ª princesa Bruna Natalie dos Santos e a 2ª princesa Eduarda Oliverio ganhou o título que ficou como quarta colocada. A passagem das faixas e coroas aconteceu na Prefeitura e contou com a presença do prefeito Rogério Frigo, da primeira-dama Sidnei Vitória Ghellere Frigo, da secretária de cultura, esporte e turismo, Susan Bortoluzzi Brogni e familiares.

A mudança na coroação aconteceu devido uma oportunidade profissional da rainha Cristielen Michels Zanoni, eleita durante a 14ª edição do evento. “A vida é feita escolhas e de oportunidades. Foi uma oportunidade muito boa representar Nova Veneza, estudar o nosso município e levar o nome da cidade. Hoje faço a escolha pelo meu âmbito profissional e, infelizmente, não poderia estar presente e representar a minha cidade. Essa atitude deveria ser tomada antes de começar a intensificar a divulgação da Festa da Gastronomia. Quero dizer que Nova Veneza não perdeu a sua rainha e sim, ganhou mais uma”, revelou Cristielen.

“É gratificante poder representar Nova Veneza como rainha da Festa da Gastronomia. Da Vila Maria, interior do município para o mundo”, afirmou a rainha Letícia

A secretária de cultura, esporte e turismo, Susan Bortoluzzi Brogni revela que ter na corte uma representante do interior incentivou a participação de novas candidatas. “Fico muito feliz por termos tanto talento e beleza que estavam escondidas no interior e talvez sem coragem. E sem querer as coisas aconteceram para incentivar as meninas a participarem da nova corte. Já contamos com mais de dez meninas inscritas para concorrer ao título”, ressaltou.

O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo enalteceu e fez um agradecimento especial a rainha Cristielen que deixa a coroa. “É gratificante para vocês participar de um concurso e sabemos de toda a dedicação ao almejar a corte. Quero agradecer a Cristielen, pois sabemos que precisamos abdicar de algumas coisas pelas oportunidades que a vida nos proporciona. O trabalho começa agora e é intenso e vocês foram eleitas para representar o nosso município por muitas cidades”.

Economia / Política

Apresentação do Cronograma e entrega de Revista das obras já realizadas não acontece como prevista

A administração municipal de Urussanga deve ter transferido e evento previsto para esta semana antes do feriado de Páscoa, que aconteceria no Sociedade Recreativa Urussanga.

O objetivo do mesmo seria  apresentar aos munícipes o cronograma de obras nas quais serão aplicados os valores do financiamento de R$ 14,5 milhões, somados ao superávit de 2018, de quase R$ 5 milhões além do saldo fruto de emendas parlamentares algo em torno de 1,5 milhões, repetidamente solicitado especialmente na Câmara de Vereadores, desde de dezembro passado quando o primeiro citado foi contraído, também oportunidade em que seriam entregues aos presentes uma revista que vem sendo elaborada a bastante tempo, onde constarão as obras e ações realizadas pelo executivo nestes mais de dois anos de governo.

Aguardado com expectativa o referido cronograma, trará uma noção aos urussanguenses, se haverá tempo hábil até meados de 2020, ou seja, pouco mais de um ano até novo período eleitoral, para a realização de todas obras imaginadas graças a destinação do referido montante, que nenhum governante teve reunido, até hoje na história da cidade.

O Blog contatou a administração sobre a realização deste, mas não teve resposta.