Blog do Paulo Matias

Política

Ricardo Guidi e Raimundo Colombo afinados no Sul

A agenda do ex-governador e liderança maior do PSD em Santa Catarina, na região Sul, culminou com o encontro organizado pelo deputado estadual Ricardo Guidi, na noite desta terça-feira (17), em Criciúma, o qual reuniu lideranças da sigla toda a AMREC.

Na oportunidade, a mãe do deputado estadual e ex-senadora, Sandra Guidi, que compõe o Conselho Estadual de Educação, entregou uma “Moção de Aplauso” aprovada por unanimidade pelo órgão ao ex-governador.

Para os participantes, o evento sinaliza o fortalecimento da parceria entre o pré-candidato a deputado federal Ricardo Guidi e o pré-candidato ao senado Raimundo Colombo.

Representando Urussanga estiveram presentes o vereador Jair Nandi e o presidente local do partido, Luiz Antonio Fabro. Quem os acompanha no registro é o presidente da Câmara de Içara, Alex Michels.

Cultura / Economia / Política / Turismo

Conselho Municipal de Política Cultural de Nova Veneza elege diretoria

Com o objetivo de promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural de Nova Veneza, o Conselho Municipal de Política Cultural elegeu sua diretoria na última sexta-feira (13). Foram eleitos: como presidente José Luiz Ronconi, vice-presidente Idalino José Colombo, secretária-geral Susan Bortoluzzi Brogni e segunda secretária Maria Eliza Ghislandi. O conselho conta com 32 membros titulares e suplentes integrantes do poder público e sociedade civil de diversos setores que integram a cultural do município.

“Assumo este encargo com muita responsabilidade e desde já conto com a contribuição participativa de todos os membros. Sejam efetivos ou suplentes, todos terão compromissos na construção das políticas públicas voltadas à cultura em nosso município. Cultura também é instrumento de desenvolvimento humano e de democracia. Somente a apropriação deste importante instrumento de participação, por parte da sociedade por seus representantes, garante a promoção e o desenvolvimento de políticas públicas eficientes de promoção, crescimento intelectual e social dos neovenezianos”, destacou o presidente José Luiz Ronconi.

Para a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni, este é um momento importante para o desenvolvimento cultural do município. “O conselho terá um forte papel, será determinante nas próximas ações. Precisamos construir uma Nova Veneza visando políticas culturais que permitam um crescimento a longo prazo e de forma sustentável”, salientou.

Segundo o prefeito Rogério José Frigo, o Conselho Municipal de Política Cultural, terá grande importância nas tomadas de decisões sobre a cultura do município. “É muito importante a formação de um conselho para discutirmos, ouvirmos as opiniões do que é bom ou ruim para o nosso munícipio, assim poderemos tomar as melhores decisões para o crescimento de Nova Veneza, precisamos profissionalizar e ter o apoio de todos”, ressaltou.

Política

Urussanga tem uma secretária da administração desde o início do mês

No dia 05 deste, o prefeito municipal nomeou Dalvania Pereira Cardoso como secretária da administração. A pasta era comandada pelo diretor Roberto Jose Sávio Caetano até o começo de maio, quando o mesmo desligou-se.

Dalvania já ocupou a mesma função em Criciúma, Içara e Siderópolis, mais recentemente assumindo a Secretaria do Sistema Econômico em Morro da Fumaça que englobava administração e finanças, onde permaneceu até licenciar-se para tratamento de saúde.

Economia

Região ganha representante no Conselho do Porto de Imbituba

Criciúma e região passam a contar com um representante no Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba. O diretor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Édio José Del Castanhel, integra a partir deste mês o conselho, formado por membros titulares e respectivos suplentes, representantes do poder público, da classe empresarial e dos trabalhadores portuários. O conselho realiza reuniões técnicas com foco em tratativas administrativas, medidas para fomentar a ação industrial e comercial, ações com o objetivo de desenvolver mecanismos para atração de cargas e de estímulo a competitividade. “Serei um porta-voz entre a Acic e as empresas para as demandas do porto. O porto está crescendo muito. Neste mês, houve recorde de movimentação de cargas e com tendência de crescimento, mesmo com a economia ainda fragilidade. É uma infraestrutura importantíssima para o crescimento da região Sul”, destaca Del Castanhel. O mandato para o conselho do porto tem duração de dois anos.

O presidente da Acic, Moacir Dagostin, também destaca a relevância de um empresário da região no conselho do porto. “Com esta representatividade podemos reforçar algumas demandas tão necessárias que ainda precisam ser realizadas no porto como a ampliação de rotas internacionais, uma das prioridades que elencamos para os futuros governantes. O Porto de Imbituba também faz parte do documento Pacto pelo Sul, que reivindica demandas nas áreas de infraestrutura, inovação, saúde e educação. Também precisamos lutar pela integração dos modais de transporte do Sul”.

O Porto de Imbituba é uma empresa pública do estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias, exercendo a autoridade portuária do complexo do porto, responsável por administrar a infraestrutura e fiscalizar as operações do porto.

No próximo dia 23, a Acic também receberá a visita dos dirigentes da SC Parcerias e do Porto de Imbituba, que apresentarão a nova diretoria da SC Parcerias e o Projeto do Sapiens Park.

Economia / Política

Nandi consegue a conclusão do Trevo Alemão de acesso ao Bom Jesus

No início do mês de novembro ano de 2017, ocorreu na Secretaria da Infraestrutura uma reunião oportunizada através do urussanguense chefe de gabinete, “Totinho” com o presidente do DEINFRA, Wanderley Teodoro Agostini, onde estiveram presentes vereador Jair Nandi e o presidente do PSD local, Luiz Antonio Fabro. Na época foram solicitadas melhorias na Rodovia Genésio Mazon, em especial um Trevo Alemão na entrada do bairro Bom Jesus, reivindicação antiga daquela comunidade, e que objetiva trazer mais segurança aos usuários da rodovia. Naquele momento, foi autorizado por Agostini.

Com a intervenção do Secretário de estado da Infraestrutura Luiz Fernando Vampiro, no dia 29 daquele mesmo mês, iniciaram-se os trabalhos para a transformação daquele trecho da pista em um trevo alemão, com a pintura das faixas na pista e a colocação de tachões, sendo que na oportunidade, por se tratar de uma intervenção sem obra de engenharia, em caráter emergencial, a pista acabou ficando sem acostamento.

A melhora do acesso a comunidade foi visível, mas, no entanto, não atendia as normas previstas, sendo uma cobrança constante do vereador Jair Nandi em conjunto com o citado chefe de gabinete, para que fosse feita complementação orçamentaria a fim de deixar o trevo conforme prevê a legislação.

Desta forma, na manhã de hoje (17), foi iniciada a etapa final do referido Trevo, com o alargamento da pista e do acostamento em 1,5m, bem como a sinalização. Com isso ficará dentro dos padrões e irá garantir a segurança daquele local que já foi palco de muitos acidentes. O Prazo para finalização é de até 15 dias.

Política

Manoel Mota (MDB) anuncia amanhã sua aposentadoria na política

Depois de ocupar uma cadeira no legislativo catarinense por seis mandatos incluindo o período atual que o faz como suplente, Manoel Mota (MDB), confirma amanhã (18), às 10h, quando o mesmo concede entrevista coletiva para a imprensa do Sul do estado, que não concorrerá nas eleições de outubro, bem como anuncia sua aposentadoria dos cargos públicos.

As informações são de que nesta legislatura, Mota não teve acesso as emendas com que contava por parte do governo do estado, o que lhe fez concluir que encontraria dificuldade de buscar a resposta do eleitor. Além de entender que é hora de parar depois de uma trajetória vitoriosa que começou com eleição de prefeito de Araranguá em 1983.

Cultura / Destaque

Rádio Marconi celebra a mais importante conquista desde a sua fundação

Em fevereiro de 1951, o visionário Monsenhor Agenor Neves Marques (in memorian), fundava em Urussanga, a emissora de Rádio na época AM, que viria a superar todas as dificuldades que os veículos de comunicação especialmente das pequenas cidades enfrentaram até os dias de hoje, e no alto dos seus 67 anos celebrar a sua maior conquista, a migração para FM.

Transmitir a partir de agora na Frequência Modulada 99,9 com categoria A1, coloca a “Voz dos Vinhedos” numa condição privilegiada em termos de abrangência e fácil sintonia.

Junto com o processo de migração veio sob a liderança do jovem, competente e embora com os pés no chão mas ousado gerente, André Nichele a reforma e o novo aparelhamento da sede, além de todo o conjunto de transmissão.

Os voluntários diretores e os colaboradores sabem que proporcionaram com tais ações em prol da empresa existente a quase sete décadas, o início de uma nova fase que garante a emissora a condição de permanecer entre as mais importantes e históricas rádios do estado.

Além disso, os urussanguenses e os demais ouvintes da região sul, que sempre apoiaram as iniciativas da sua até então Marconi AM 780, percebem a continuidade na prestação de serviço com profissionalismo o qual passa se servir das modernas e importantes ferramentas citadas, por nomes que dia após dia vão se firmando na galeria por onde já passaram tantos e admirados radialistas, a exemplo do narrador, repórter e jornalista Rafael Niero e do já conceituado no meio, produtor e locutor Gustavo Marques.

É indispensável dizer que toda Urussanga, seus habitantes da cidade e do interior em diversos momentos contribuíram de alguma forma para que “A Marconi”, como muitos preferem chamar, chegasse a essa condição.

Bem como, na visão quem sabe até recente do titular deste Blog, cabe o destaque ao idôneo e empreendedor ex-gerente Roberto Campos “Betão” e o hoje não mais integrante do quadro, mais eterno técnico e profundo conhecedor do ramo chamado rádio, Luiz Marques.

CLOSE
CLOSE