Blog do Paulo Matias

Política

Começa o período de convenções partidárias em Santa Catarina

No estado Barriga Verde o primeiro partido a realizar convenção, já na noite desta sexta-feira é a Rede. O evento está marcado para às 19h, no diretório estadual, que fica no centro da capital e a sigla deve confirmar o nome do professor da UFSC, Rogério Portanova como candidato a governador.

Já no sábado (21), 11 partidos fazem pela manhã suas convenções na Alesc e em outros locais próximos. São eles, PC do B, PDT, PHS, Podemos, PRB, Pros, PRP, PSB, PSC, PSD e Solidariedade. O evento vem sendo chamado de superconvenção.

Todas essas siglas devem manifestar apoio à candidatura de Gelson Merisio ao governo do estado e de Raimundo Colombo a uma das vagas ao senado federal. Na mesma oportunidade será definido se o joinvilense Ninfo König, vereador do PSB, realmente será vice nessa chapa. Ao que tudo indica sim, mas nos bastidores há quem diga que König possa ter que se contentar como suplente de Colombo no Senado. Isso aconteceria se o PSD firmasse uma nova aliança com outro grande partido.

Os trabalhos começam às 10h, e conforme as legendas terminem suas convenções, seus integrantes devem se reunir ao grupo do PSD, no Plenário Deputado Osni Régis da Alesc.

Outros partidos com os quais podem ser formadas importantes alianças também já definiram suas datas.
PP – 28 de julho, às 09h na Alesc; PSDB – 29 de julho, às 09h30m na Expoville; MDB – 04 de agosto, às 09h na Alesc e o DEM – 04 de agosto, às 13h no Hotel Cambirela.

Política

Centrão fecha apoio a Alckmin e apresenta pauta de reivindicações

Em encontro com o pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo, o centrão (DEM, PP, PR, PRB e SD) fechou um acordo para apoiar o tucano para a Presidência da República. Dirigentes saíram do encontro afirmando que aliança está consolidada. O anúncio formal será feito na próxima semana.

“Já está fechado”, disse o presidente de um dos partidos.

Na reunião, o blocão levou uma pauta de reivindicações como condição para fechar uma aliança. Dirigentes das siglas discutiram a possível formação de um governo e saíram do encontro afirmando que agora apenas levarão a posição às instâncias regionais dos partidos para resolverem eventuais divergências nos palanques.

Os partidos rejeitam a pecha de que estão negociando cargos, espaços ou verbas. Alegam que a demonstração disso é a escolha do empresário Josué Gomes para o cargo de vice.

Filho do ex-vice-presidente José Alencar, Josué nunca encontrou resistência na campanha tucana para ocupar a vaga de vice. Em conversas reservadas, Alckmin fala bem do empresário e considera que ele tem um perfil que agrega politicamente à chapa tucana por ser um nome novo na política. Essa característica seria uma vacina para a imagem de Alckmin de político tradicional.

Economia / Política

Vereadores aprovam reajuste de 6,81% para professores e 3% para servidores Municipais de Urussanga

Foi aprovado nesta terça-feira (19) em reunião extraordinária na Câmara de Vereadores de Urussanga Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que concede reajuste salarial de 6,81% para professores da rede municipal de ensino e 3% para os demais servidores.

O projeto em regime de urgência foi aprovado por unanimidade em reunião extraordinária, sem custo algum para o município, devido ao recesso parlamentar que iniciou na quarta-feira 18 julho e se estende até o dia 6 de agosto.

O Reajuste será pago aos professores em três parcelas de 2,27% que incidirão nos salários dos meses de julho, setembro e dezembro de 2018. Os demais funcionários públicos receberão 3% divididos em também em três parcelas. O reajuste é retroativo ao mês de maio de 2018, data base da categoria.

Na Reunião também foi aprovado o Projeto de Lei PE nº 01/2018 que trata do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) para empresas e cidadãos com tributos em atraso junto ao Município.

O Projeto de regularização aprovado, entre outros benefícios, concede 100% de redução de multas e juros para quem efetuar o pagamento à vista até o dia 15 de novembro de 2018. Devedores com renda de até dois salários mínimos receberão desconto de 80% nos juros e multas e poderão parcelar o débito em 48 vezes, sendo que as parcelas não poderão ser inferiores a R$ 50,00.

Política

Anuncio de Manoel Mota (MDB) desagrada alguns e pode beneficiar outros

O atualmente suplente que ocupa uma cadeira na Alesc, Manoel Mota, anunciou ontem na aguardada coletiva que não será candidato, como já era noticiado, mas surpreendeu ao afirmar que apoiara um candidato da AMUREL, o ex-prefeito de São Ludgero, Volnei Weber.

Alguns prefeitos e líderes da sigla não gostaram da decisão porque assim, o mesmo deixa a região do vale sem candidato e ainda abre espaço para um de outra região.

Já o secretário regional de Araranguá, Heriberto Schmidt, precisou explicar em seguida, que não pode ser candidato na dessa forma vaga aberta, porque não desincompatibilizou no prazo legal. Schimdt seria o candidato natural do MDB, mas não deixou o cargo porque Manoel Mota assegurou que tentaria a “última eleição”.

Os que fazem a leitura política apontam possíveis beneficiados com a desistência de Mota, como os deputados Luiz Fernando Vampiro e Ada de Luca, por serem do mesmo partido.

Além destes e ainda que seja de outro partido o deputado José Milton Scheffer, que é da região também pode colher frutos desse cenário.

No entanto, quem pode ser o maior beneficiado, é o ex-prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaini (PSD), o qual já vem fazendo uma pré-campanha em Araranguá, o que segundo interlocutores foi levado em conta por Manoel Mota para tomar a anunciada decisão.

Economia / Política

Câmara realiza sessão extraordinária antes do recesso

O legislativo de Urussanga reúne-se de forma extraordinária nesta quinta-feira (19), excepcionalmente às 18h, para votar projetos urgentes, entre os quais estão os que só poderiam ser agora ou que já deviam ter chegado a aquela casa.

Entre eles o REFIS, tema recorrente no plenário, bem como o reajuste dos professores e demais servidores, que teve sua discussão já encerrada, e o vale-refeição para os servidores da Câmara, os quais esperavam até agora a regularização desse benefício.

A primeira reunião após o recesso acontece em 07 de agosto.

Cultura / Economia / Turismo

Mais um pré-evento da Festa do Vinho acontece neste sábado, em Urussanga

Urussanga segue em clima da XVIII Festa do Vinho e para comemorar a proximidade do evento que ocorre de 8 a 12 de agosto de 2018, neste sábado (21), será realizado mais um pré-evento na Praça Anita Garibaldi. As atividades serão realizadas das 10h às 15h e contarão com música, gastronomia, o vinho urussanguense e a presença da atual corte da Festa do Vinho.

“Estes eventos são muito importantes para dar à cidade o clima de festa, entre os moradores e visitantes. Além disso, esta é mais uma oportunidade da população ter contato com a nova corte da festa que estará divulgando o evento”, enaltece o presidente da Comissão Central Organizadora, Sergio Luiz Maccari Junior.

Durante o evento deste sábado haverá a apresentação do programa Festa Sertaneja, da Rádio Marconi. “Contaremos também com atrações de música caipira e sertaneja locais e regionais, bebidas com a Associação ProGoethe e Birra del Nonno e várias opções de alimentação”, destaca Maccari Junior.

Além do evento deste sábado, dia 4 de agosto, serão realizados o tradicional desfile e o tombo da polenta realizado pelo grupo Amici Della Polenta.

A XVIII Festa do Vinho ocorre de 8 a 12 de agosto e é uma realização da Prefeitura de Urussanga, por meio da Comissão Central Organizadora, em parceria com as entidades e associações culturais do município, e a empresa X9 Promoções Artísticas. Além dos vinhos, da gastronomia e de exposições, o evento terá atrações nacionais como Axé 90 Graus, Zé Neto e Cristiano, Chitãozinho e Xororó, Roupa Nova e Jorge & Mateus.

Política

Daniel Freitas perde o mandato antes de iniciar a campanha de deputado federal

Foi definida ontem, já no início da noite, a situação do vereador de Criciúma eleito pelo PP, Daniel Freitas. O TRE por unanimidade, 7 a 0, decidiu pela perda do mandato do mesmo considerando que o caso incorreu em infidelidade partidária.

No último mês de abril o edil deixou o Progressista para ingressar no partido que tem como referência nacional o pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), com o projeto de concorrer a uma cadeira na Câmara Federal. Havia na oportunidade uma sinalização de lideranças do PP para que se Daniel não logra-se êxito no pleito, retorna-se ao mesmo. Até porque ele vem tentado ser candidato a deputado estadual pela sigla e não tem conseguido.

Mas faltava combinar isso especialmente com os suplentes que exigiram uma ação na justiça em busca da cadeira no legislativa, os quais encontraram respaldo no diretório estadual que inclusive disponibilizou um advogado para o caso.

Com a decisão o TRE determinou a posse imediata do primeiro suplente que seria Angela Mello, a qual na eleição ficou com nessa condição. Mas ela também deixou o partido perdendo assim esse direito, o que faz que com assuma então Edson do Nascimento “Paiol”.

Política

Ricardo Guidi e Raimundo Colombo afinados no Sul

A agenda do ex-governador e liderança maior do PSD em Santa Catarina, na região Sul, culminou com o encontro organizado pelo deputado estadual Ricardo Guidi, na noite desta terça-feira (17), em Criciúma, o qual reuniu lideranças da sigla toda a AMREC.

Na oportunidade, a mãe do deputado estadual e ex-senadora, Sandra Guidi, que compõe o Conselho Estadual de Educação, entregou uma “Moção de Aplauso” aprovada por unanimidade pelo órgão ao ex-governador.

Para os participantes, o evento sinaliza o fortalecimento da parceria entre o pré-candidato a deputado federal Ricardo Guidi e o pré-candidato ao senado Raimundo Colombo.

Representando Urussanga estiveram presentes o vereador Jair Nandi e o presidente local do partido, Luiz Antonio Fabro. Quem os acompanha no registro é o presidente da Câmara de Içara, Alex Michels.

CLOSE
CLOSE